Cantareira e os reservatórios de água em São Paulo – Desentupidora SP

A situação do reservatório da Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de oito milhões de pessoas na Grande São Paulo, foi muito afetada em decorrência da falta de chuvas, secando o volume de água. No meio de 2014, essa foi a maior crise desde a década de 30.

Localizadas nas nascentes do Rio Piracicaba, as represas do Sistema Cantareira estão a cerca de 70 km da capital paulista. Menos da metade do que era esperado de chuva foi recebido pelos reservatórios no primeiro trimestre de 2014 e, desde 2013 as chuvas já estavam sendo registradas abaixo das expectativas, indicando uma possível crise de abastecimento no futuro.

cantareira-e-os-reservatorios-de-agua-em-sao-paulo-desentupidora-sp

Entre em nosso portal de Desentupidoras em SP

Buscando controlar a situação, a empresa de abastecimento de água de São Paulo, a Sabesp, começou a utilizar o volume morto do Cantereira para abastecer a população. Esse volume conta com mais de 400 bilhões de litros de água e está localizado abaixo das comportas do Sistema.

Essa atitude foi de grande ajuda por pouco tempo. Isso porque o Sistema Cantareira está na reserva e depende das chuvas para se encher. Além disso, uma boa conscientização e gestão dos recursos hídricos por parte da população e dos órgãos públicos é de suma importância para garantir o abastecimento da cidade.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *