Diminuindo os alagamentos da cidade – Desentupidora SP

As chuvas em São Paulo costumam preocupar os paulistanos, mesmo aquelas de menor volume. Isso acontece porque uma chuva média tem causado constantes alagamentos na cidade. Em parte, o poder público pode ser responsabilizado por modernizar o sistema de prevenção, limpeza e captação de águas pluviais no município, entretanto a responsabilidade do próprio cidadão não pode ser retirada.

O solo excessivamente impermeável da cidade de São Paulo, consequência direta e única da completa concretização de sua superfície, faz uso do sistema de captação de águas das chuvas por meio de ralos, bocas de lobo e bueiro, encontrados em todos os quarteirões da cidade. As galerias de redes pluviais, piscinões de contenção de alagamento e a correta destinação ao esgoto doméstico também fazem parte do princípio do saneamento básico e do sistema de captação.

diminuindo-os-alagamentos-da-cidade-desentupidora-sp

Conheça o nosso portal de Desentupidoras em SP

Se a população fizesse a sua parte e descartasse corretamente os objetos e lixos, toda a capacidade de escoamento das águas da chuva poderia dar conta do volume de água. Entretanto, uma pesquisa nacional de saneamento básico apontou que 47% dos municípios sofreram com alagamentos ocasionados pela obstrução das bocas de lobo e bueiros.

Sendo assim, a melhor forma de evitar que a população conviva com os problemas causados pelos alagamentos é que se conscientizem sobre a sua responsabilidade seguindo algumas atitudes simples como:

  • Não jogue lixo nas ruas. Caso não encontre lixeiras por perto, guarde o lixe até encontrar uma lixeira para descartá-lo;
  • Instale lixeiras em locais altos na sua casa para que animais não remexam o lixo ou a chuva os leve;
  • Conscientize as crianças sobre as consequências do descarte incorreto para que não joguem o lixo na rua;
  • Separe os lixos por categorias de de descartáveis, como latas, plásticos, etc, para facilitar na coleta seletiva e para que seja destinado corretamente;
  • Torne o solo da sua casa menos impermeável cultivando jardins e flores, pois isso diminuirá o fluxo de água em direção ao bueiro, além de que sua residência ficará mais bonita.

Conscientizar a população é a melhor maneira para evitar futuros transtorno nos dias de chuva. Mas, em caso de entupimento de canos, redes de esgoto, ralos, seja ele residencial ou comercial, contate uma desentupidora para o problema seja solucionado de forma rápida, eficiente e segura. Essas empresas usam equipamentos específicos para esse serviço e contam com profissionais capacitados para a sua realização.

You may also like...

1 Response

  1. Rosa disse:

    Não adianta cobrar do poder público se a população não se conscientiza!
    Parabéns pelo site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *