Escorpiões em casa: o que fazer? – Desentupidora SP

A presença de animais peçonhentos em casa como os escorpiões é um fato que traz muita preocupação e incômodo a moradores e frequentadores de imóveis afetados por essa praga, já que são venenosos e trazem riscos à saúde das pessoas.

As altas temperaturas e o aumento das chuvas contribuem para a proliferação de insetos e para o aparecimento de baratas e escorpiões. Em busca de abrigo e lugar seco, os aracnídeos saem de seus esconderijos em busca de refúgio, e é exatamente neste momento que eles aparecem dentro das casas. A picada do animal pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, porque o veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso periférico.

Dicas para evitar a presença de escorpiões

Os escorpiões podem durar até 10 anos e para evitar a presença deles em casa, o indicado é vedar frestas, vãos, buracos e ralos. Outra recomendação é usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada também é importante para manter o perigo afastado.

Como o escorpião se alimenta de barata, evitar o surgimento desses insetos também ajuda a combater o aracnídeo. Outra dica é descartar pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral, que são os locais prediletos dos escorpiões. Casas muito próximas à terrenos baldios ou áreas com mato devem, de preferência, ser dedetizadas por empresas especializadas.

escorpioes-em-casa-o-que-fazer-desentupidora-sp

Visite o nosso portal de Desentupidoras em SP

O escorpião não ataca as pessoas, mas ele pode picar como reação se ele for tocado. Portanto o grande perigo é exatamente quando acidentalmente pisamos ou tocamos nele. Esse é um animal com hábitos noturnos e se movimenta com muita velocidade, pode subir em paredes e portanto uma das primeiras recomendações que ele deixou foi que afastássemos as camas das paredes. Para evitar as picadas, sacuda camisas, calças e sapatos antes de usar, o que diminui os riscos da picada.

Outra consideração importante é que todos os acessos à rede de esgoto deve ser bloqueada pois é dali que eles sobem, então o ralo do banheiro deve estar tampado quando não estiver tomando banho e outros ralos ou aberturas que deem acesso a rede de esgoto precisam ser tampadas tão logo não estejam sendo usadas.

Buracos no teto também precisam de cuidados, como os espaços onde são colocados as lâmpadas ou ventiladores de teto. O ambiente da casa e também a área externa precisa estar limpo sem acúmulo de sujeira, especialmente de madeiras amontoadas e entulhos.

O que fazer se alguém for picado

Em caso de picada, a recomendação é que a pessoa seja encaminhada imediatamente a um hospital para receber a vacina contra o veneno. Verifique em qual hospital essa vacina está disponível para que a pessoa picada seja direcionada. Por ser um animal peçonhento (venenoso), a medicação deve ser administrada o mais rápido possível.

You may also like...

1 Response

  1. Rosa disse:

    JÁ FUI PICADA POR UM ESCORPIÃO! DEDETIZAÇÃO É O MEIO MAIS EFICAZ PARA COMBATÊ-LOS, RECOMENDO.
    PARABÉNS PELO SITE E AS INFORMAÇÕES PRESTADAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *